top of page
Buscar
  • Foto do escritorAgroflores

5 dicas de como usar plantas na decoração de móveis

Trazer o verde para dentro de casa é mais simples do que parece.



É tendência: a vontade de estar perto da natureza e de trazer o jardim para dentro de casa foi apontada pelo WGSN como um dos movimentos que vão nortear o jeito de morar do futuro. Além de trazer a sensação de bem-estar, que ambiente não fica melhor com verde?


Estantes, prateleiras e outros móveis, como aparadores e cristaleiras, podem ganhar um charme a mais na companhia das mais variadas espécies. Vasos e cachepôs misturados a outros objetos, como livros, quadros e esculturas, dão vida ao décor, além de contar um pouco sobre os moradores.



1. Aposte em plantas pendentes


“Gostamos muito de colocar plantas pendentes nas prateleiras e estantes, principalmente nos níveis mais altos. Como a altura entre as prateleiras não costuma ser muito grande, as espécies pendentes são ideais. Para móveis como mesas e aparadores, escolha plantas que fiquem bonitas de serem vistas de cima.”



2. Escolha espécies de acordo com as condições de luz e umidade


“Antes de escolher uma planta para um cantinho específico, preste atenção se bate sol direto ou não. Caso bata sol é legal saber o horário, pois quanto mais próximo do meio-dia mais forte é o sol.


Tem plantas que não gostam de tomar sol direto e tem plantas que precisam dele. A rega também varia de acordo com a espécie.”



3. Prefira plantas adequadas à sua rotina


Observar quantas vezes cada pessoa consegue regar a planta durante a semana também é um fator importante na hora de escolher as espécies na decoração. “Uma dica legal para entender uma planta é pensar em como ela se encontra na natureza.


Se é uma planta de deserto, normalmente não gosta de umidade e gosta de muito sol. Se a espécie se prolifera embaixo das árvores, provavelmente prefere luz filtrada.”


Segundo as arquitetas, a jiboia é uma espécie indicada para decoração, já que ela se adapta bem aos ambientes internos. “Ela consegue subir nos troncos das árvores ou em paredes rugosas, mas quando não tem apoio pode ser usada como pendente.”


Alguns cuidados: a jiboia não gosta de sol direto, pode receber água nas folhas e deve ser regada de duas a três vezes durante a semana, dependendo do clima – as altas temperaturas exigem mais regas.



4. Atenção ao escolher os vasos ou cachepôs


É importante estar atento ao material do vaso ou cachepô, pois materiais como o barro e o cimento deixam passar umidade. “Ao colocar uma planta sobre um móvel de madeira certifique-se de isolar a umidade.


Cachepôs metálicos são ideais para essa situação”.



5. Não tenha medo de errar nas combinações


“Tente brincar com as diferentes texturas, cores e formatos de folhas. Não tenha medo de errar na hora de combinar: planta combina com planta!


Apenas lembre-se de colocar juntas plantas que gostem das mesmas condições de luz.”

569 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page