top of page
Buscar
  • Foto do escritorAgroflores

Lucky Bamboo (Bambu da Sorte) Guia de Cuidados: Dicas e Fatos Sobre Crescimento

O bambu da sorte é um item básico nas casas e no Feng Shui há anos. É um símbolo de sorte e prosperidade, tornando-o um presente comum e a planta perfeita para uma pequena casa . Saiba mais sobre por que essa planta é tão popular e como você pode cultivar uma de sua preferência.


Estão incluídas informações sobre a origem da planta, simbolismo e perguntas frequentes, além de dicas de cuidados com o bambu.

Visão Geral do Bambu da Sorte



Surpreendentemente, o bambu da sorte ( Dracaena sanderiana ) não é bambu, como sugere seu nome científico: faz parte do gênero Dracaena. A planta de bambu da sorte é do sudeste da Ásia e é conhecida por seu uso no Feng Shui há mais de 5.000 anos.


Nessas práticas, diz-se que representa boa sorte e felicidade, tornando-o um presente ideal e popular em assuntos comerciais e pessoais. Outro fator que torna o bambu da sorte tão popular é a capacidade de ser treinado em formas como redemoinho, coração, trança e outros desenhos.


Veja as informaçõess abaixo para uma visão mais aprofundada do simbolismo do bambu da sorte e como criar diferentes designs de bambu. 


O bambu da sorte é uma planta fácil de cuidar, o que o torna ótimo para escritórios e residências. É feliz crescer no solo ou na água, mas tem uma vida mais longa quando cultivada no solo. Por ser uma Dracaena, o cuidado com o bambu da sorte está mais alinhado com o cuidado com o Dracaena do que com o bambu.


Se crescer em água, deve ser substituído a cada semana. Se plantado no solo, o solo deve ser mantido levemente úmido, para não exagerar na água ou deixar secar. O bambu da sorte se sai melhor com luz indireta e na faixa de temperatura de 18 a 35 ° C.


Ele adora essas condições um tanto tropicais e é considerado nas zonas de resistência de 10 a 11.


Bambu da Sorte, Dicas e Cuidados


É bastante simples aprender a cuidar do bambu da sorte. Incluímos informações detalhadas sobre luz solar, água, temperatura, toxicidade, envasamento, necessidades de propagação e pragas e problemas comuns. Nosso rápido guia passo a passo sobre cuidados com bambu pode ser visto abaixo:


  1. Remova cuidadosamente qualquer embalagem e adicione pedras ao seu recipiente para atuar como uma âncora.

  2. Coloque seu bambu sob luz solar indireta.

  3. Encha seu recipiente com água suficiente para cobrir as raízes.

  4. O bambu da sorte prefere uma faixa de temperatura de 18 a 35 ° C.

  5. Opcional: use um fertilizante líquido para plantas domésticas a cada três a quatro semanas.

  6. Retire as folhas amarelas. 

  7. Coloque o bambu de volta quando suas raízes ultrapassarem o recipiente.

Luz solar:

O bambu da sorte requer luz solar moderada ou indireta. A luz solar direta queima as folhas, portanto evite colocar sua planta em frente a uma janela brilhante. As folhas queimadas parecem com o que parecem: as bordas das folhas terão um tom marrom quase como se tivessem sido queimadas pelo fogo. Se suas folhas parecerem um pouco queimadas, mova o bambu para uma área com menos luz.


Água:

Se você cultivar sua planta no solo, mantenha-a levemente úmida. Não deixe o solo ficar muito seco e não exagere na água, pois isso pode levar à podridão das raízes. O bambu não precisa de muita água para sobreviver, mas também pode ser cultivado em água.


Se você optar por cultivar seu bambu na água, verifique se as raízes sempre ficam cobertas de água. Reabasteça seu bambu da sorte com água fresca a cada sete a 10 dias para mantê-lo feliz e saudável. 


As algas podem se formar na água, portanto, tente limpar o recipiente e troque a água regularmente (cerca de uma vez por semana). A água da torneira é adequada para a planta de bambu beber, desde que os níveis de cloro sejam baixos.


Para ser seguro, deixe a água da torneira sair durante a noite para que o cloro possa evaporar antes de usá-lo para molhar o bambu da sorte.


ProTip: se você tiver altos níveis de flúor na água da torneira, recomendamos o uso de água filtrada, como água engarrafada. O fluoreto não evapora e é tóxico para plantas como o bambu da sorte.


Temperaturas:

O bambu da sorte floresce em temperaturas que variam de 18 a 35 ° C , por isso é um ótimo escritório ou casa . Durante os meses mais frios, tenha cuidado ao deixar sua planta perto de janelas ou de outros lugares com uma corrente de ar fria.




Toxicidade:

O bambu da sorte é tóxico para cães e gatos, portanto, mantenha-o fora de alcance. Se consumido pelo bebê, ele pode causar descoordenação, fraqueza, vômito, dor abdominal, diarréia, baba e pupilas dilatadas. Bambu da sorte não é tóxico para os seres humanos, no entanto.


Pragas:

Algumas pragas comuns que afetam o bambu da sorte incluem cochonilhas, ácaros e infecções por fungos. Se você notar manchas cinzentas em sua planta, pode ser uma infecção fúngica; portanto, remova o crescimento infectado, mantenha o caule e as folhas secas e aumente a circulação de ar.


Mealybugs são pequenos insetos brancos que devem ser removidos manualmente e com álcool. Embora os ácaros (apresentados como correias brancas ou fuzz) normalmente não afetem o bambu da sorte, eles podem ser pegos por outras plantas domésticas.


Eles precisam ser erradicados com água e detergente - consulte tratamentos de doenças de plantas para obter mais detalhes.


Problemas:

Seu bambu da sorte deve ser verde, mas se alguma parte do caule ou das folhas estiver amarela, isso indica que sua planta pode estar doente. Remova completamente a parte amarela do caule ou das folhas, para que não se espalhe para o resto da planta. 


Replantio:

Como você sabe quando repot seu bambu? Você deve repotar quando as raízes ficarem muito apertadas no recipiente. Depois de ver as raízes amontoadas, mova o bambu para um recipiente maior. Se sua planta estiver crescendo apenas com água, mova-a para um vaso novo. Se você estiver usando pedras, despeje-as, coloque sua planta no novo recipiente (ou corte as raízes para usar o mesmo recipiente) e substitua as rochas. Se você estiver usando solo, umedeça o solo, vire a planta com as mãos nos caules e no solo para removê-la e mova-a para uma panela maior. 


Propagação:

Para propagar uma planta de bambu sortuda, primeiro identifique uma haste-mãe saudável (deve ter mais de dois segmentos de bambu) com uma ramificação. Corte o ramo de onde se conecta ao caule da planta-mãe e remova sua camada inferior de folhas para criar um novo caule independente. Coloque o novo caule em um pequeno recipiente com água e cuide da planta como se fosse um vaso maior. Coloque novamente conforme necessário. 

Como torcer o bambu da sorte

Algumas das partes mais atraentes do bambu da sorte são os designs legais que você pode criar torcendo diferentes caules juntos. A chave para o treinamento do bambu da sorte é usar a luz. Ao manipular a fonte de luz, você pode criar uma espiral divertida ou outro design. 


Como fazer uma espiral de bambu da sorte


Espirais são uma das mais populares manipulações de bambu da sorte. Siga as etapas abaixo para aprender como criar plantas de bambu em espiral.


  1. Corte um lado de uma caixa de papelão. 

  2. Coloque sua planta dentro da caixa.

  3. Coloque a caixa de forma que o lado aberto fique voltado para uma fonte de luz (não a parte superior).

  4. Cuide da sua planta normalmente até que ela se incline para a luz.

  5. Gire levemente a planta e ela continuará a crescer em direção à luz.

  6. Continue girando a planta enquanto ela se inclina levemente - se você girar na mesma direção, ela eventualmente se tornará uma espiral.

  7. Podar as folhas da sua planta em espiral, para que não fique muito pesada.

Como trançar bambu da sorte


Bambu da sorte entrelaçado é outra opção popular. Crie um lindo visual de bambu trançado, seguindo as instruções abaixo.


  1. Escolha um recipiente com três caules em vasos (eles devem ter ½ a uma polegada de espessura e plantados a cerca de duas polegadas um do outro em um triângulo ou linha) ou plante o seu.

  2. Podar a base dos três talos.

  3. Trança os caules, colocando o caule direito sobre o caule do meio e traga o caule do meio para a direita. Pegue a haste esquerda e atravesse-a sobre a haste que está agora no meio e traga essa haste para a esquerda da nova haste central.

  4. Continue a trançar até sobrarem 10 a 15 cm no topo dos caules.

  5. Enrole um laço na parte superior da trança (verifique se está seguro, mas não apertado).

  6. Cuide da sua planta normalmente, observe-a crescer e a trança se fortalecer.

Simbolismo do Bambu da Sorte


O bambu da sorte é uma opção perfeita se você estiver procurando por uma planta compatível com Feng Shui. De acordo com a prática chinesa, o bambu da sorte está relacionado aos cinco elementos:


Terra (seixos no recipiente), madeira (a própria planta), água (a água no recipiente), fogo (a fita vermelha frequentemente amarrada na planta) e metal (a moeda de metal presa à fita). Como o bambu é oco, diz-se que ele é um grande condutor da energia Chi.


Isso permite que a sabedoria e a prosperidade fluam. A quantidade de caules também tem um grande efeito no significado de uma planta de bambu da sorte em particular. Todos eles têm significados positivos, exceto o bambu da sorte com quatro caules, que você deve evitar. Veja os diferentes significados abaixo:


  1. Um talo : representa a unidade e o fluxo desobstruído de energia.

  2. Dois talos : representa boa sorte no amor (um ótimo presente para um parceiro).

  3. Três talos : representa crescimento contínuo, nascimento e família.

  4. Quatro talos : representa a morte (evite esta planta, também é considerada um presente rude).

  5. Cinco talos : representa riqueza, longevidade, sorte, felicidade e prosperidade.

  6. Seis caules : representa riqueza através de oportunidades e sorte (ótimo para empresas).

  7. Sete talos : representa saúde e crescimento pessoal.

  8. Oito caules : representa energia infinita e muitas bênçãos.

  9. Nove talos : representa sucesso e gratidão.


Perguntas comuns sobre o bambu da sorte


Tem uma pergunta sobre sua planta de bambu da sorte? Confira estas perguntas frequentes e encontre sua resposta. Se você não encontrar sua pergunta, poste-a na seção de comentários abaixo.


Por que uma planta de bambu fica amarela?


Uma planta de bambu pode ficar amarela por alguns motivos. Isso inclui muito fertilizante, muito cloro ou flúor na água ou muito sol.  


Como trago minha planta de bambu de volta à vida?


Isso depende da sua rotina de cuidados com as plantas. Se você possui uma planta de bambu amarela, ajuste de acordo interrompendo a fertilização, mudando para água filtrada ou movendo sua planta para um local com menos luz.


Se o seu bambu da sorte foi infiltrado por pragas ou fungos, remova a área infectada e use um pesticida (natural), sabão ou álcool, dependendo da doença da planta. 


Quanto tempo vivem as plantas de bambu?


O bambu cultivado na água pode viver de um a dois anos. Para uma vida útil mais longa, transfira o bambu para o solo, onde ele pode viver por vários anos.


Pode derramar folhas, mas, desde que você cuide bem dela, ela continuará a reabastecer e a cultivar novas folhas.


Você pode cultivar bambu na água?


O bambu da sorte pode crescer na água, mas, para obter os melhores resultados, deve ser transferido para o solo após o crescimento de raízes sólidas.


Quantos caules de bambu são necessários para dar boa sorte?


Plantas de bambu afortunadas com um a nove talos são aceitáveis ​​para boa sorte e bons desejos (exceto quatro talos que são azar e devem ser evitados).


É má sorte comprar sua própria planta de bambu?


Não, o bambu da sorte é considerado um símbolo de boa sorte, mesmo que você o compre.

O bambu da sorte é uma planta versátil que faz um grande presente para qualquer um, porque quem não precisa de boa sorte de vez em quando?


É um presente perfeito para pais que podem ser notoriamente difíceis de comprar, assim como para outros homens em sua vida, incluindo amigos, namorados, maridos e familiares.


Use o simbolismo da planta de bambu da sorte listado acima para encontrar a quantidade perfeita de caules para você ou um ente querido. 

94.358 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page