Buscar
  • Agroflores

Como aumentar a durabilidade da sua flor de corte!

Você gosta de fazer a hidratação ideal para garantir que suas flores de corte estejam bem acomodadas?


Se você é como a maioria dos profissionais, perder flores não vendidas é como arrancar um dente.


Dói, é chato pra caramba e ainda restam buracos abertos.



Entendendo a qualidade das flores!

Classificar é separar os produtos em lotes homogêneos quanto ao padrão e qualidade, caracterizados separadamente. O critério de classificação é o instrumento que unifica a comunicação entre toda a cadeia de produção.


Produtores, atacadistas, varejistas, consumidores precisam seguir os mesmos critérios para determinar a qualidade do produto. Assim, haverá mais transparência na comercialização, valorização do melhor produto, maior qualidade e maior consumo.



Padrão.

São as características mensuráveis do produto. O Padrão é determinado pela uniformidade do lote. O lote da flor de corte classificado deverá apresentar 95% de uniformidade quanto ao comprimento da haste, espessura da haste, hastes retas, quantidade de flores/botões e ponto de abertura.


Veja como fazer isso:


Comprimento da Haste: É determinado pelo tamanho da haste desde a sua base até a ponta da haste floral principal, obedecendo à tabela abaixo.

Espessura da haste: A seleção do lote por espessura serve para dar uniformidade ao lote. A haste de flor deverá ter um limite mínimo de espessura, conferindo resistência à haste, conforme descrito abaixo.


OBS:

  • Hastes com menos de 4 mm serão classificadas como A2, desde que tenham sustentação;

  • Hastes tortas desuniformizam o lote e estarão passiveis de desclassificação caso excedem o limite de tolerância;

  • No mínimo 95% de uniformidade para A1, 70% de uniformidade para A2 e abaixo de 70% de uniforme produto serão devolvidos para o sítio.


Quantidade de botões e flores: A haste de Alstroeméria no exemplo deverá conter uma quantidade mínima de botões e flores. Consideremos botões aqueles que apresentarem coloração do produto final e que estejam viáveis a ponto de abrir.


Mantendo a água do vaso limpa.


A contaminação da água do vaso é causada pela decomposição das hastes e folhas na água.


Se as hastes foram danificadas e começam a se decompor, as bactérias do ambiente (haste, recipiente / vaso, ar, folha) podem se desenvolver e fazer com que a haste se decomponha ainda mais, resultando na turvação do vaso.


A estética e a higiene da água do vaso são os principais motivos para manter a água do recipiente / vaso limpa. Cortando as hastes e removendo as folhas sob a água, o equilíbrio natural é mantido no vaso e suas flores permanecem em ótimas condições.


Conselhos para manter a água do vaso limpa

  • Sempre use recipientes e vasos limpos.

  • Mantenha as ferramentas e as mesas limpas.

  • Use água da torneira com a dosagem correta de alimentos para manter suas flores em ótimas condições. Verifique se não há folhas na água do vaso.

  • Reduza a chance de contaminação cortando 5 a 10 cm das hastes.

  • Evite danificar as hastes.

  • Complete com água fresca e comida de flor.


Alimento para as flores.


Depois que as flores são cortadas, elas são privadas da água, dos alimentos e dos hormônios de crescimento que são fornecidos pela planta mãe na fase pré-colheita.


A fim de permitir que a flor cortada ainda floresça de maneira natural, mantendo sua forma, cor da flor, perfume e cor da folha, precisamos fornecê-la com alimentos para flores na água do vaso.


Isso deve acontecer em todas as fases da cadeia de distribuição: no produtor, no atacadista, no florista e no varejo e, finalmente, no consumidor.


A interrupção dessa 'cadeia alimentar' levará irrevogavelmente à perda da vida útil do vaso.


Todas as flores cortadas se beneficiam dos nutrientes presentes nos alimentos de flores cortadas, quando absorvidos pela ponta das hastes.


Um bom alimento para flores cortadas deve conter os seguintes ingredientes:

  • Reguladores de pH.

  • Promotores de absorção de água.

  • Nutrientes .

O alimento para flores fornece todos os ingredientes necessários para o desenvolvimento completo de brotos e flores, além de ajuda a aumentar a vida útil dos vasos em até 60% em comparação com a água sozinha.


O conservante floral ou alimento para flores, possuem vários tipos de alimentos para flores, de todos os tipos à flores especiais, do pó ao líquido e está disponível em vários tamanhos. 

Condicionamento de flores na loja:

  • Os recipientes / vasos devem ser limpos cuidadosamente antes.

  • Coloque as flores em uma solução limpa, fria e fresca de  Chrysal Clear ou  outra marca de conservante floral o mais rápido possível. Isso aumenta a vida útil do vaso em até 60% em comparação à água sozinha.

  • Verifique se não há folhas na água para evitar a poluição. Se você precisar remover as folhas, faça-o com muito cuidado para evitar ferir as extremidades do caule.


Dicas de atendimento para clientes

  • Adicione o  alimento de flor Chrysal Universal  à água para uma vida útil mais longa do vaso, aumentando em até 60% em comparação à água sozinha.

  • Corte ou corte as hastes na diagonal de 3 a 5 cm com uma faca ou tesouras de podar afiadas e limpas.

  • Verifique se não há folhas penduradas na água. Não coloque girassóis em corrente de ar, em pleno sol ou próximo ao aquecimento central.

  • Encha o vaso com água da torneira e alimentos extras  para flores da Chrysal ou outra marca.


Gostou dessas dicas? Então poste o seu comentário, e nos ajude compartilhando com quem você sabe que precisa saber sobre isso.

47 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil