Buscar
  • Agroflores

Conheça os Vilões da Sua Horta

Atualizado: há 6 dias


Nessa quarentena, muita gente se aventurou a cultivar sua primeira horta. É uma forma bem esperta de iniciar no mundo da jardinagem já que hortaliças crescem rápido e é super gostoso acompanhar seu desenvolvimento, desde a semente até o momento da colheita.


Nossa jardineira Giovana Braga recebeu um montão de perguntas sobre o tema e listou os três vilões que atrapalham qualquer horta, além de ensinar como contornar estes problemas.


Vilão #1 - breu O mais perigoso dos vilões, este terrível assassino de verduras e hortaliças pode surgir com dois disfarces que enganam jardineiros de primeira viagem: "claridade" e "local bem iluminado". Não caia nessa e procure o lugar com maior incidência de luz solar na sua casa. Horta precisa de, pelo menos, nossa jardineira Giovana Braga ou corre o risco das folhas das suas plantas ficarem raquíticas e fracas.

Vilão #2 - falta de adubo Por crescer muito rápido, hortaliças não têm tempo para armazenar uma reserva de nutrientes. É preciso fornecer adubo e para que a necessidade das plantas seja suprida no momento em que elas precisam.


Isso não quer dizer que você deve pegar um adubo industrializado e fazer uma superdosagem. Macro ou micronutrientes em doses exageradas são tão prejudiciais quanto a falta deles.


Siga sempre as instruções da embalagem para fazer a adubação da maneira correta e garantir plantas saudáveis. Se quer usar adubos orgânicos e caseiro, vá de adubação laminar..


Pode aproveitar o que tem em casa: borra de café, ervas usadas em chás, cascas de frutas e legumes e aquelas folhas feinhas de verdura. Pega tudo, bota o mínimo de água e bata no liquidificador pra fazer uma papa nutritiva para sua horta.


Planta bem adubada cresce mais forte e também evita a proliferação de pragas comuns, como cochonilhas e pulgões. Vilão #3 - abandono Muita gente começa a horta, se empolga mas, deixa de fazer a colheita por dó, porque se apegou à planta.


Aí, a plantação caseira acaba passando do tempo, vai perdendo a graça e com ela, a empolgação do jardineiro. Pronto, o cenário tá montado para a hortinha ir pro brejo, ou pior, pro lixo. Então, fique atento e garanta a atenção diária que suas hortaliças merecem. Olhos espertos identificaram pragas no início, podendo corrigir as deficiências bem à tempo.


Uma boa cobertura do substrato garante que água e compostos químicos voláteis (sim, nutrientes também evaporam!) vá embora com a incidência de raios solares. As palhinhas protetoras ajudam a manter a terrinha úmida e o adubo no lugar certo.


Assista ao vídeo completo no YouTube.


Deixe o seu comentário, a sua opinião nos ajuda a produzir conteúdos cada vez mais interessantes.

4 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil