Buscar
  • Agroflores

Guia de Cuidados com Plantas-Aranha. Como cultivar e dicas.

O clorofito (Chlorophytum comosum), também conhecido como gravatinha ou planta-aranha, é uma planta pequena com folhas finas e compridas, parecidas com grama, que podem apresentar listras claras no meio. Essa espécie é uma das mais fáceis de cuidar dentro de casa, sendo perfeita para as pessoas que não costumam ter muito jeito com plantinhas.


Não deixe o nome te assustar! As plantas-aranha são rápidas em se adaptar a qualquer ambiente e têm muito poucos problemas, tornando essa planta mega aprovada. Elas são lindas plantas de janelas ou uma excelente planta no escritório.


Neste artigo aprenda os cuidados com a planta gravatinha, e tenha as respostas para qualquer dúvida que possa ter.

Visão Geral da Planta Aranha ou Gravatinha


A planta aranha recebe esse nome dos pequenos filhotes que se assemelham ao corpo de uma aranha e também podem produzir pequenas flores brancas nas hastes longas. Os filhotes e as flores tendem a florescer no verão.


A planta aranha ou gravatinha, foram originalmente descobertas pelo solo nas florestas tropicais da África do Sul e mudadas para nossas casas no século XIX.


Uma pesquisa da NASA descobriu que a Gravatinha possui recursos de purificação do ar. Esta planta pode remover até 90% dos produtos químicos potencialmente tóxicos que flutuam ao redor. O estresse pode ser limitado e a saúde mental aumentada quando o ar é mais puro em uma sala.



Variedades de Planta Aranha.


A floresta tropical sul-africana abriga cerca de 65 espécies diferentes de plantas aranhas. Há apenas um punhado que trouxemos para nossas casas. Descreveremos abaixo alguns dos tipos mais comuns de plantas aranha.


Chlorophytum Comosum 'Variegatum'

A mais comum de todas as plantas aranhas, o chlorophytum comosum 'variegatum' apresenta listras. O meio de cada folha é amarelo-claro enquanto o contorno é verde-floresta. A planta tem muito charme para preencher espaço em uma sala. Esta variedade de plantas de aranha atua como o melhor purificador de ar.

Chlorophytum Comosum 'Variegatum Reverso' (Planta Aranha Inversa)

Como o nome indica, o contorno e o meio das folhas são o oposto do variegatum. O contorno das folhas é amarelo pálido, enquanto o meio é verde-floresta. Esta variedade de planta aranha é uma ótima maneira de misturar as cores - elas também crescem bastante!


Chlorophytum Laxum (planta da zebra)

A planta-aranha-zebra se parece com o 'variegatum reverso', mas tem um contorno amarelo muito mais brilhante nas folhas. Essa variedade não cresce tão alta quanto as outras.


Eles podem ser um pouco difíceis de encontrar em qualquer viveiro, então verifique on-line onde encontrar esta planta de aranha exclusiva.


Chlorophytum Comosum (planta Bonnie)

Esta variedade de plantas de aranha desenvolve folhas encaracoladas e descendentes encaracolados. A planta de aranha bonnie se parece muito com uma planta de aranha variada, mas apenas encaracolada!


Eles são definitivamente mais difíceis de encontrar do que os outros tipos comuns de plantas de aranha, mas as pessoas tendem a comprar mudas de plantas para iniciar sua própria planta de aranha bonnie.


Como cuidar de uma planta de aranha


Como mencionamos anteriormente, as plantas de aranha são aprovadas pela facilidade de cuidado, o que significa que não há necessidade de estresse ao cuidar delas. No entanto, se você achar que sua planta escurece ou não parece tão alegre quanto deveria, consulte nosso guia de cuidados com as plantas de aranha abaixo.


Luz solar: Embora não sejam exigentes com a iluminação, as plantas aranha prosperam melhor sob luz brilhante, pois são conhecidas por serem plantas de janela.


Como elas não são seletivas com suas opções de iluminação, elas também se saem bem em condições solares diretas parciais. Tenha cuidado para que sua planta aranha não receba muito sol - isso é perceptível se as folhas começarem a queimar.

Água: Quando você receber seu novo bebê de planta aranha, regue ocasionalmente e não semanalmente. A melhor regra é deixá-los secar completamente entre as regas.


Verifique o solo com o dedo de vez em quando e depois que o solo secar completamente, é hora de regar novamente! Quando sua planta aranha amadurecer completamente, você se regará com mais frequência.


Temperatura: As plantas de aranha gostam do sol, mas também preferem temperaturas frias que variam de 18 a 11ºC. Eles são uma planta interna, pois preferem temperaturas mais baixas, mas não se preocupe se forem colocados em temperaturas um pouco mais quentes.




Toxicidade: A planta é considerada não-tóxica, mas pode ser potencialmente prejudicial aos gatos e, se ingerida, pode causar dores de estômago e vômitos.

Pragas: As plantas aranha são resistentes quando se trata de pragas, mas são suscetíveis a algumas infestações por pragas. Pulgões, cochonilhas, Whitefield e ácaros podem comer sua planta de aranha, mas isso pode ser evitado misturando suas plantas de vez em quando.


Se o problema piorar, você pode usar inseticidas naturais feitos com vinagre para se livrar deles.


Problemas: O problema mais comum para as plantas de aranha é que as pontas das folhas podem murchar e ficar marrom ou preto. O excesso de água é geralmente o problema, não o de água.

Certifique-se de deixar o solo secar completamente antes de regar novamente.


As plantas de aranha são da floresta tropical, por isso preferem a umidade. Colocar sua planta em uma sala mais úmida, como um banheiro, incentivará sua planta a florescer e evitar manchas marrons ou pretas.

Replantio: Notícias maravilhosas - as plantas de aranha não precisam ser replabtadas com frequência, pois grande parte de seu crescimento ocorre através de folhas e plântulas.


Um sinal importante de que a planta da aranha precisa ser replantada é se a bola da raiz se elevar acima da borda do vaso. A primavera é o momento ideal para replantar plantas de aranha.


Propagação: Se você não tem certeza de como é experiente em propagar uma planta, as plantas de aranha são as plantas mais fáceis para começar. Tudo que você precisa fazer é plantar as plântulas, que são fáceis de detectar.


As plântulas são semelhantes às versões em miniatura da planta aranha. Cuide regularmente de sua plântula recém-envasada para propagar com sucesso uma planta aranha.




Perguntas comuns sobre plantas de aranha


Tem uma pergunta sobre sua planta de aranha? Confira estas perguntas frequentes e encontre sua resposta. Se você não encontrar sua consulta, sinta-se à vontade para publicá-la na seção de comentários abaixo.


Por que minha planta de aranha está ficando amarela?


Folhas amarelas geralmente significam que há excesso de minerais ou fertilizantes no solo, o que significa que você pode precisar replantara planta de aranha em um solo mais neutro. As folhas também ficam amarelas devido à falta de luz.


Você pode cortar as pontas marrons das plantas?


Você pode cortar as pontas marrons das plantas de aranha seguindo algumas precauções. Primeiro, certifique-se de usar uma tesoura afiada para fazer uma incisão precisa. Segundo, se a maior parte da folha é marrom, é melhor cortar a folha inteira.


Por fim, ao cortar, replique a forma da folha com seus cortes e deixe uma pequena quantidade de ponta marrom para trás para evitar abrir uma ferida fresca.


Como você salva uma planta de aranha com excesso de água?


Mova sua planta para uma área sombreada, mesmo que as plantas de aranha prefiram o sol. Em seguida, remova todas as folhas mortas ou moribundas.


Em seguida, verifique se o vaso em que está a planta da sua aranha possui drenagem adequada e, se possível, crie um espaço aéreo entre as raízes. Remova qualquer raiz morta ou moribunda. Por fim, regue o solo uma vez seco ao toque. Você pode tratar com fungicida, se necessário.


Qual é o melhor fertilizante para plantas de aranha?


O fertilizante multifuncional, completo, solúvel em água ou granular, adequado para plantas de aranha. Seja cauteloso ao fertilizar demais sua planta, pois as folhas vão dourar. Use fertilizante com moderação.

No mercado de uma planta impressionante e fácil de cuidar e de purificação do ar?


Não se preocupe, nós vamos te inscrever! Se você está procurando uma nova planta de aranha para cuidar, entre em contato com uma de nossas lojas.


Você definitivamente precisará de uma para cada quarto! Como a propagação é direta, você pode produzir inúmeras plantas de aranha simplesmente obtendo uma.


Continue nos acompanhando, e compartilhe com quem você sabe que adoraria saber dessas dicas. ;)


#dicasdeflor #outletdasfloresblog

2,885 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil