Buscar
  • Agroflores

Os 7 benefícios para a saúde mental, que a jardinagem nos trás.

Atualizado: Mar 31

Jardinagem tem uma enorme variedade de benefícios para a saúde mental. Desde a redução do estresse, isolamento e depressão até o aumento do sistema imunológico. Aqui estão sete razões apoiadas pela ciência para se ocupar no jardim. 


Quando se trata de fortalecer nossa saúde mental e encontrar a felicidade , sugestões comuns incluem adotar um hobby criativo, meditar , praticar atividades físicas e construir relacionamentos sólidos com os outros. Mas você sabia que se dedicar a jardinagem também poderia desempenhar um papel importante na conquista e manutenção da felicidade e do bem-estar mental?

Talvez isso ajude a explicar por que a jardinagem parece ser o passatempo nacional no Reino Unido. De acordo com uma pesquisa recente , 80% dos britânicos acreditam que a jardinagem teve um impacto positivo em sua saúde mental e que os benefícios foram ainda melhores do que ir à academia .

Os participantes da pesquisa também disseram que a jardinagem lhes dava uma sensação mais forte de conquista do que tarefas como arrumar ou limpar a casa. Além disso, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine constatou que a jardinagem por menos de 10 minutos por semana teve um impacto positivo na saúde e reduziu o risco de desenvolver doenças cardíacas.




Ao analisar esses estudos, o que se destaca é que não precisamos passar inúmeras horas no jardim, ou mesmo ter um jardim para aproveitar os benefícios da jardinagem em nossa saúde mental.


Isso ocorre porque a jardinagem está ao alcance de todos, e você pode começar independentemente das limitações de espaço ou tempo, por exemplo, usando uma caixa de janela para cultivar ervas.


Mas primeiro, vamos dar uma olhada rápida de onde surgiu o conceito de jardinagem para a saúde mental.


O poder de cura da jardinagem através da história


A conexão entre pessoas, natureza e bem-estar mental está enraizada na história e remonta ao Egito antigo , onde a realeza que se sentia mentalmente inquieta foi incentivada a passear em seus jardins. Eventualmente, a jardinagem foi testada como terapia clínica durante os séculos 18 e 19.


Na mesma época, Benjamin Rush, um dos pais fundadores da psicologia moderna, acreditava que a prática (e as mãos sujas) no jardim tinha um efeito curativo em seus pacientes e, algumas décadas depois, estufas e jardins eram adicionado às unidades de reabilitação de hospitais que trataram veteranos de guerra mundial.

"De acordo com uma pesquisa recente, 80% dos britânicos acreditam que a jardinagem teve um impacto positivo em sua saúde mental".

Avançando rapidamente para o presente, o conceito de horticultura terapêutica é praticado em todo o mundo.Da Itália a Cingapura, existem jardins de terapia hortícola certificados que trazem os benefícios da jardinagem para a saúde mental de pessoas de todas as idades e classes sociais.


Esse interesse renovado pela jardinagem também é resultado de mudanças demográficas: o número de idosos continua a crescer em muitos países do mundo ocidental, e muitos descobriram que a jardinagem é uma maneira de oferecer apoio a um segmento crescente da população.

Tudo isso parece realmente encorajador, mas como exatamente a jardinagem pode criar uma sensação de felicidade e bem-estar?


Sete benefícios da jardinagem para a saúde mental


É claro que a jardinagem para a saúde mental é mais do que uma tendência passageira. Ocupar-se das plantas é como uma válvula de escape das pressões e do estresse da vida cotidiana, mas existem outros benefícios importantes que você não vai querer perder. Aqui estão sete maneiras pelas quais a terapia de jardinagem e horticultura pode ajudar se você estiver se sentindo sozinho , com pouca energia e motivação ou ansioso .

1. Alívio do estresse


Um dos principais benefícios da jardinagem para a saúde mental é a capacidade de aliviar o estresse . Os pesquisadores viram esse efeito relaxante ao investigar o banho em banhos verdes ou florestais , o conceito japonês de caminhar em áreas florestais, semelhante à terapia Kneipp alemã.

A jardinagem também fornece uma pausa bem-vinda de nossas vidas cada vez mais dominadas pela tecnologia. Um estudo descobriu que havia diferenças significativas de humor ao comparar a resposta dos participantes a duas tarefas: trabalhar em um computador e transplantar.


Quando os participantes estavam transplantando, eles experimentaram níveis mais baixos de estresse do que quando passaram algum tempo na frente de um computador. Os pesquisadores também notaram que os participantes tinham pressão arterial mais baixa durante o transplante, sugerindo que há uma base física para o efeito de estresse da jardinagem.

Além disso, uma pesquisa liderada pelo Centro Médico da Universidade Vrije na Holanda mostrou que simplesmente olhar  para uma imagem de uma paisagem verde induzia relaxamento, em contraste com as constantes demandas por atenção das paisagens urbanas.  "Breves períodos de visualização de imagens em verde podem ajudar as pessoas a se recuperarem do estresse", disse van den Berg ao  The New York Times

2. Aterramento e fortalecimento das conexões


A jardinagem promove uma sensação de aterramento, pois ajuda a nos reconectar com nossas raízes como seres humanos. As pessoas que se envolvem em jardinagem geralmente experimentam um sentimento mais profundo de pertencimento e conexão com a natureza. Isso não é pouca coisa: pense em como a maioria das pessoas está desconectada de algo tão básico quanto a origem dos alimentos que comem.

Por outro lado, a jardinagem sustenta o valor de cultivar sua própria comida - mesmo que você esteja “apenas” cultivando ervas. Esse senso de fundamentação também se aplica à esfera social. A jardinagem pode ajudar a fortalecer sua conexão com os outros e oferece uma oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos interesses. Por que não visitar o jardim ou loteamento urbano mais próximo?




3. Ficar presente


Permanecer no momento presente através da atenção plena tem uma longa lista de benefícios , como redução da ruminação e redução do estresse. Jardinagem é uma maneira de praticar a atenção plena, pois você precisa se concentrar no que está fazendo e também pode levar um tempo para apreciar a beleza ao seu redor.


De fato, todas as tarefas relacionadas à jardinagem (como escavar, podar ou remover ervas daninhas) nos forçam a focar na tarefa em mãos e, ao fazê-lo, é mais provável que permaneçamos no presente e deixemos de  lado nossas preocupações , mesmo que seja apenas temporariamente.

4. Encontrar um senso de propósito 


Outro benefício da jardinagem para a saúde mental é que você pode alcançar uma sensação de valor e propósito . Isso acontece quando você se envolve diretamente em algo prático e pode ver o resultado final do seu esforço.


Há um senso de orgulho e validação na escolha de plantas, ervas e flores que o fazem feliz e o orgulho que você sente por nutri-los. De fato, estudos mostram que a jardinagem causa um aumento nos hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, pois ajudar as plantas a crescer estimula nossa identidade como nutridores.


5. Reduza o risco de Alzheimer e demência


A jardinagem está relacionada à melhor função cerebral e à melhor concentração e memória. Alguns estudos  descobriram que ele pode até reduzir o risco de Alzheimer e demência .


O ne  estudo de longo prazo  da Austrália seguido adultos quase 3.000 mais velhos para mais de 15 anos, acompanhando incidência de todos os tipos de demência e avaliar uma variedade de fatores de estilo de vida. Os pesquisadores concluíram que a jardinagem diária era a maior redução de risco para demência, reduzindo a incidência em mais de um terço - 36%.

"As pessoas que se envolvem em jardinagem geralmente experimentam um sentimento mais profundo de pertencimento e conexão com a natureza."

Os fatores que causam a doença de Alzheimer e sua progressão são pouco compreendidos. No entanto, como a jardinagem envolve muitas de nossas funções críticas, como aprendizado, força, resistência, destreza e resolução de problemas, pode ser essa combinação que ajuda a afastar a doença em adultos mais velhos. 

6. Ajuda você a se manter em forma


De fato, a jardinagem envolve muito exercício físico e, portanto, é uma forma de fisioterapia. Capinar, cavar, carregar sacos e panelas ao redor são todos um bom exercício que pode ajudá-lo a se manter em forma. Segundo a revista SAGA , apenas meia hora dessas atividades de jardinagem para queima de gordura pode ajudar a mudar muitas calorias:

  • Cavar e escavar: 250 calorias

  • Cortar a grama: 195 calorias

  • Remoção de ervas daninhas: 105 calorias

  • Raking: 100 calorias

Além disso, exercícios regulares podem ajudá-lo a dormir melhor , e o sono reparador é outra chave para uma boa saúde.


7. Fortalece seu sistema imunológico


Você pode fortalecer seu sistema imunológico simplesmente sendo exposto à luz natural e à vitamina D enquanto estiver jardinando ao ar livre. Por sua vez, isso ajuda a criar resistência novamente a doenças crônicas.


Curiosamente, também foi sugerido que a sujeira que você acaba com as unhas pode ajudar a aumentar a imunidade! Foi demonstrado que o Mycobacterium vaccae, uma bactéria do solo chamada 'amigável', comum na sujeira de jardins, alivia os sintomas de alergias, asma e psoríase, que podem resultar de um sistema imunológico enfraquecido.

De fato, também demonstrou-se que o Mycobacterium vaccae reduz a depressão ; portanto, não tenha medo de sujar as mãos: ele pode ser absorvido por inalação ou ingerido pelos vegetais. 

Conclusão: jardinagem melhora a saúde mental 


Estes são apenas alguns dos muitos benefícios da jardinagem para a saúde mental.


Neste artigo, vimos que a jardinagem é um antidepressivo natural que pode ter um poderoso efeito de redefinição em nossas mentes e corpos. Esta é uma atividade muito acessível que requer pouco investimento: se você tem uma varanda, um peitoril da janela ou até mesmo um espaço pendurado em sua casa, pode começar a jardinagem e experimentar um aumento na felicidade e no bem-estar.


É simples assim!


Escrito por Filipe Vedovato - Um graduado em comunicação social especialista em marketing, comunicação e estratégias de desenvolvimento pessoal e de mercado.

868 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

© Filipe Vedovato. 2020 por Marketing Agroflores.

marketing@agroflores.com | Telefone: (19) 3902-9030 

Matriz: Rod SP 107 km 27,5  - Santo Antônio de Posse, São Paulo - Brasil